Como lidar com a ressaca emocional pós carnaval?

Com o fim do Carnaval, enfrentamos não apenas a ressaca física e mental, mas também as repercussões das escolhas que nos afastam de nossos objetivos de longo prazo, além dos excessos cometidos. Nesse post te ensinamos estratégias para lidar com a ressaca emocional.

Festanças:

O carnaval é um momento de celebração e diversão, mas muitas vezes a agitação e as emoções intensas podem deixar uma ressaca emocional. Neste post vamos explorar estratégias úteis para lidar com a ressaca emocional pós-carnaval, para que você possa se recuperar e voltar ao seu equilíbrio emocional. Vamos abordar dicas para cuidar da sua saúde mental e emocional, e formas de reconectar-se com sua rotina diária de maneira positiva.

Impactos:

Exaustão física e emocional: 

O Carnaval pode envolver longas horas de festas, pouco sono e consumo excessivo de álcool, falta de hidratação e uma alimentação não balanceada – o que pode levar à exaustão física e emocional.

Pressão social: 

Durante o Carnaval, pode ser que você tenha uma pressão social para se divertir e participar das festividades, por amigos, familiares e se essa não for a sua praia, pode te gerar uma sensação de frustração e desconforto.

Comportamentos arrependidos: 

Devido a pressão social e/ou o consumo excessivo de álcool, você pode ter realizados algumas ações que não conduzem com os seus valores, o que pode gerar arrependimento e um grande sentimentos de culpa. 

Desalinhamento da rotina: 

Sair da rotina pode ser um fator de estresse para muitas pessoas. E, o carnaval, por ser um feriado prolongado, pode desestruturar a organização que a pessoa considera saudável para si mesmo.

O que fazer?

1º passo: “Só volta!”:

Sabemos que quando saímos da rotina, voltar para ela é muito difícil. Nosso corpo acostuma muito rápido, e é necessário um esforço maior para conseguir voltar a rotina que nos faz bem. Por isso, estabeleça uma meta mínima para você já realizar, hoje, e não deixe de cumpri-lá. Com certeza ajudará no seu bem-estar emocional. Amanhã já aumente a meta, e assim vai, até voltar a sua rotina de antes totalmente!

2º passo: “Descanso e autocuidado”: 

No primeiro item falamos para você realizar metas mínimas, pois é imprescindível que você tente priorizar o descanso e o autocuidado após o Carnaval. Como seu corpo gastou muita energia – mais do que está acostumado – certifique-se de dormir o suficiente, manter-se hidratado e fazer atividades relaxantes que o ajudem a recarregar suas energias emocionais!

3º passo: “Pratique a aceitação”: 

Reconheça e aceite seus sentimentos pós-Carnaval. É normal sentir-se cansado, desanimado ou até mesmo um pouco triste depois de um período intenso de festividades. O importante é aceitação sem julgamentos! Não é possível você voltar atrás no tempo e fazer alguma coisa diferente. O que passou, passou. É válido se sentir culpado ou chateado, mas não se julgue ou se cobre demais. 

4º passo: “Aprenda com a experiência”: 

Use o período pós-Carnaval como uma oportunidade para aprender com suas experiências. Identifique quais aspectos você gostou e quais gostaria de mudar para o futuro. Aprender com os erros é o que você pode fazer agora de mais valioso! 

5º passo: “Planejamento”: 

Como realçamos que voltar para rotina pode ser bastante difícil, nada vai ser mais seu aliado que o planejamento! “Se você erra ao planejar, está planejando falhar!”. Por isso, planeje toda a sua rotina, de acordo com sua realidade e limitações. Ser útil e eficaz nesse momento de ressaca emocional pode ser uma grande ajuda para sua vida “voltar aos eixos.” Lembre-se também de colocar os tempos necessários de descanso e relaxamento, que são muito importantes nesses dias!

 

Entretanto, também há os pontos positivos:

O carnaval, ou melhor, os dias destinados ao carnaval, pode ser um grande aliado para a sua saúde mental, se você utilizar o tempo com ações que vão de acordo com seus valores e com seus objetivos de longo prazo!

Por isso é tão importante o autoconhecimento! Para você identificar o que funciona e o que não funciona para você.  

Sair com amigos, dançar, escutar músicas, rever pessoas queridas – tudo isso pode ajudar com o seu bem-estar emocional, se for o que te faz feliz!

Descanso, ficar com a família, ver filmes/séries – tudo isso pode ajudar com o seu bem-estar emocional, se for o que te faz feliz!

Estudar, trabalhar, assistir cursos, fazer resumos – tudo isso pode ajudar com o seu bem-estar emocional, se for o que te faz feliz!

O importante é você reconhecer:

  • O que, de fato, me faz bem?
  • Quais os valores que conduzem a minha vida?
  • Estou agindo de acordo com eles?
  • Se não, qual o primeiro passo para eu agir de acordo com meus valores? 

Lembre-se:

Se você não estiver conseguindo se sentir bem emocionalmente e sente que sua saúde mental está prejudicada, principalmente agora pós carnaval, saiba que a terapia pode te ajudar! Você irá entender da melhor forma o que é o autoconhecimento, para que nunca mais você se coloque em uma posição em que você faça algo contra seus valores! Será ensinado técnicas eficazes para a sua mudança de vida! Se permitir, a SeConsult pode te auxiliar nesse processo da melhor maneira possível.

Somos uma clínica 100% on-line e já estamos em 16 países pelo mundo.  Trabalhamos somente com evidência científica, de uma forma extremamente profissional. Possuímos um time altamente eficaz, proporcionando o melhor atendimento individualizado e humanizado para você, sem que precise sair do conforto do lar! 

Conte conosco! Dê o primeiro passo clicando no seguinte link para o contato: 

Será um prazer te ajudar!

Psicólogos online

Aqui você encontra psicólogos selecionados para te atender

Faça parte da comunidade SeConsult

Psicóloga Fran Viana

Psicóloga e empresária, com pós-graduação em neurociência. Com o propósito de levar uma psicologia de qualidade embasada cientificamente, ela fundou a Seconsult. Impacta a vida de milhares de pessoas no brasil e no mundo, liderando um time formado por dezenas de psicólgos.

Nossos últimos artigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *