3 passos para você não ser dominado pelo cíume
Uma ameaça:
Uma sensação de competição com risco de perder. É a ativação do eixo de ameaças/perigo, o que provoca resposta de luta ou fuga. Essa ameaça/perigo, pode ativar o eixo mesmo sendo imaginário (que só faz sentido na cabeça da pessoa) ou uma situação que talvez possa ocorrer. Nosso cérebro não consegue diferenciar se o pensamento é verdadeiro ou não – ele responde de forma fisiológica do mesmo jeito – desencadeando ansiedade, aperto no peito, palpitação…
Entenda a neurobiologia do ciúme:
O ciúme patológico possui uma alta ativação do córtex pré-frontal medial, responsável pelo controle emocional. Por isso que muitas pessoas, sem o controle das emoções, agridem e até matam por causa dos ciúmes. A amígdala também é acionada, responsável por detectar o perigo (perder a pessoa que amo) e o cingulado anterior, que detecta incongruência no ambiente (algo de diferente no relacionamento, por exemplo) e essa região também é responsável pela rejeição social, pois quem tem ciúmes tem medo de ser rejeitado, e, com isso, sentir a dor da rejeição.
Como lidar com o cíume?
Agora, trouxemos para vocês 3 dicas valiosas para você conseguir vencer seu ciúme. Confira:
- Compreenda a emoção – é necessário entender que emoções são contraditórias. Ao mesmo tempo em que sente amor, também é possível sentir medo, raiva, ciúme… Porém, o essencial é entender que sentir ciúme é normal, mas é necessário analisar para não agir somente de acordo com ele. Primeiro, aceite a emoção. Ao tentar se livrar dela, ela pode se tornar ainda maior.
- Questione seu ciúme – Quando estamos com esse sentimento, somos sequestrados pela mente emocional. Acreditamos que o pensamento é um fato.
É necessário questionar, analisar e verificar, primeiramente, para depois agir.
Lembre-se: Ao próximo momento que estiver sentindo ciúme, pare e questione:
- Qual o custo de pensar assim?
- Qual o benefício de pensar isso?
- Qual a evidência tenho? A favor ou contra.
- O que uma 3ª pessoa falaria diante dessa situação?
- Se fosse verdade, o que isso significaria sobre mim?
- Invista em atividades para você – pessoas com ciúmes conseguem se acostumar com os comportamentos de checagem, se tornando um hábito que se perpetua de modo automático. A pessoa fica descontrolada querendo saber tudo sobre o parceiro, a todo momento. Repetindo comportamentos de verificação a todo instante – vigiando localização, mensagens, ligações, redes sociais…
Por isso é tão importante aumentar seus afazeres, com atividades que irão te beneficiar! Você deixa de se preocupar tanto com o outro e passa a focar e cuidar mais de você.
Confira uma lista do que você pode fazer com o objetivo de aumentar seu autocuidado/sua autoestima:
- Fazer um skin care.
- Hidratar o cabelo.
- Ler um livro.
- Tomar café com uma amiga especial.
- Aprender uma nova língua.
- Assistir sua série preferida.
- Fazer a unha e/ou sobrancelha.
- Tomar banho à luz de velas aromáticas.
- Acordar no fim de semana sem despertador.
- Aprender a tocar um instrumento.
- Preparar sua refeição preferida.
- Preparar uma mesa para comer sua refeição preferida em um ambiente especial.
- Iniciar um novo esporte.
- Fazer um picnic no parque.
- Tomar sol por pelo menos 30 minutos.
- Concluir aquele curso online que você comprou e ainda não assistiu.
São inúmeras possibilidades. Adeque o que for o melhor para você na sua rotina.
Lembre-se:
- Não há como controlar o comportamento alheio. Somente é possível controlar as suas ações, conseguindo lidar com a ansiedade e tratando as crenças disfuncionais que podem estar interferindo no seu comportamento.
- Ciúme em excesso atrapalha qualquer relacionamento. Incentivar a terapia para si, se for o caso, ou para seu/sua parceiro(a) tratar a insegurança, é essencial, principalmente em casos mais graves.
- Com o tratamento adequado é possível reverter essa situação, podendo resgatar um relacionamento saudável, com empatia, respeito e cuidado.
Esperamos que esse post possa ter te ajudado de alguma forma! Temos uma equipe de psicólogos e médicos especialistas em relacionamentos, presente em todos os estados brasileiros e em 16 países. Trabalhamos somente evidência científica, disponibilizando o melhor tratamento para você.
Entre em contato conosco pelo número de whatsapp abaixo que iremos te ajudar!