
Mindfulness: Benefícios da Técnica 5, 4, 3, 2, 1 para acalmar a mente
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É a nossa própria constituição enquanto seres humanos. Temos por definição que somos seres sociais, ou seja, a comunicação é parte indispensável, intrínseca da atividade humana, tanto que alguns autores postulam a ideia de que o nosso maior nível de felicidade global estaria associado de alguma maneira com maior felicidade social/nível de felicidade social.
Podemos inferir que muitos problemas estão relacionados com a falta de habilidades sociais. Habilidade social seria, então, o elo entre indivíduo e o seu ambiente, e consequentemente com os outros indivíduos.
Contexto cultural:
Precisamos frisar que as habilidades sociais devem ser consideradas dentro de um contexto cultural específico, ou seja, não existe um comportamento que vai ser apropriado em uma situação, sempre vai depender. Por isso, não temos um critério único, não conseguimos dizer que os comportamentos que estão dentro desse conjunto de habilidades sociais são comportamentos x, y e z, ou seja, se falarmos sempre de tal maneira, sempre no mesmo tom,se trouxermos um tal conteúdo, isso já será habilidoso socialmente – Não! Pois, sempre dependerá do contexto.
No livro do Vicente de Caballo, uma referência nesse assunto, inclusive, para quem possui interesse, o livro se chama “Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais”, Caballo explicita uma definição completa de habilidades sociais:
Caballo (1986): “o comportamento socialmente hábil é esse conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos desse indivíduo adequado à situação, respeitando esses comportamentos nos demais, e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação enquanto minimiza a probabilidade de futuros problemas”.
Bom, agora vamos aos 3 segredos para você conseguir desenvolver sua habilidade social. São 3 acrônimos que te ajudarão em diferentes situações. Confira:
1º: DEAR MAN:
É um acrônimo para efetividade dos objetivos.
D – Descreva a situação, ou seja, narre os fatos.
E – Expresse a sua emoção. Veja como é importante, você descreve a situação e em seguida você vai dizer como se sente em relação à situação, ou seja, é na efetividade da comunicação com o outro você saber expressar claramente como se sente.
A – Assertivo. Falar o que você quer, o seu pedido ou o seu posicionamento.
R – Reforce. Reforçar o contexto do seu posicionamento ser melhor.
M – Mindfulness. Se você quer ter uma comunicação efetiva e assertiva, mantenha-se em mindfulness, ou seja, volte para o centro do seu objetivo, isso é muito importante. Existe outra técnica de comunicação: o disco riscado. É simplesmente repetir, quantas vezes forem necessárias, aquilo que você quer.
A – Aparente confiança. Colocar e expressar a necessidade do seu pedido. Entenda a sua razão, o seu direito e mantenha-se confiante.
N – Negocie. Assertividade não te garante conseguir o que você quer, ela é a melhor forma de você fazer a sua colocação, é o que te dá melhores probabilidades de ser efetivo na sua comunicação, porém, isso não te garante nada. Trabalhe a sua capacidade de negociação.
2º: GIVE:
É o acrônimo para mantermos a efetividade nos relacionamentos interpessoais, está focado na interação.
G – Gentil. Ser simpático, isso envolve não ter julgamento, não fazer ataques, não fazer ameaças e não ter um comportamento de zombaria, ou seja, é realmente ter uma postura respeitosa e gentil com as pessoas.
I – Interessado. Ter uma interação recíproca, mostrar interesse no que a pessoa está te dizendo/mostrando.
V – Validar. A validação é muito importante na interação com outra pessoa, ou seja, é você dizer que entende o ponto de vista, a ideia da pessoa, mesmo que você discorde.
E – Estilo Tranquilo. É ter uma postura acolhedora, por exemplo, sorrir enquanto fala ou enquanto escuta, não ficar de braços cruzados, com uma postura fechada, mas manter um estilo tranquilo que passa uma sensação de leveza para que aquela comunicação aconteça.
3º: FAST:
Está relacionado com as diretrizes para mantermos o autorrespeito.
F – (Be Fair) – Seja Justo. Você tem direito de fazer a sua colocação, não abra mão do que é importante para você, dê valor aos seus próprios sentimentos.
A – (No Apologies) – Sem se Desculpar. Entenda que é seu direito se posicionar, não precisa pedir desculpa pelo seu posicionamento.
S – (Stick To Values) – Sustente os Valores. Não abra mão dos seus valores e mantenha o seu autorrespeito.
T – (Truthful) – Seja Transparente. Seja verdadeiro com você mesmo, não minta para conseguir algo. Se posicione alinhado com os seus valores, sem se desculpar, e sendo justo com você mesmo.
Uma sugestão: pegue uma folha, escreva sobre o acrônimo desejado e pense em uma situação, transporte essa situação para o acrônimo, ou seja, pense em como você falaria ou faria de novo essa situação que você viveu com todos os passos presentes no acrônimo escolhido!
Esperamos que esse post possa ter te ajudado de alguma forma! Porém, se você entender que é um déficit muito grande para você – o de habilidade social, considere a possibilidade de fazer terapia, isso poderá te ajudar muito. Conte com o nosso time SeConsult. Com o tratamento adequado, é possível reverter essa situação, podendo resgatar uma vida, com o treinamento correto de habilidades sociais, fortalecendo sua vida como um todo – seja no aspecto profissional ou nas relações pessoais.
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Psicóloga e empresária, com pós-graduação em neurociência. Com o propósito de levar uma psicologia de qualidade embasada cientificamente, ela fundou a Seconsult. Impacta a vida de milhares de pessoas no brasil e no mundo, liderando um time formado por dezenas de psicólgos.